quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS


 FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Técnico em Análises Clínicas forma um profissional de nível médio, integrante de equipe de saúde capaz de atuar com eficiência no campo de análises clínicas, sob a supervisão de um profissional universitário ou pesquisador que atua na área da saúde.     
Desempenha atividades profissionais de assistência ao indivíduo, à família, à comunidade; embasado nos conhecimentos técnico-científicos adquiridos durante sua formação, sem apresentar riscos à clientela assistida. Atua com responsabilidade, justiça e competência; desenvolvendo um perfil ético, profissional e humano.
Realiza exames de laboratório nas áreas de bioquímica, hematologia, bacteriologia, imunologia, parasitologia, urinálise, citologia oncótica e hemoterapia.
O Plano de Curso Técnico em Análises Clínicas está organizado em conformidade com a legislação atual, estruturado em seis módulos, com carga horária de 1.200 horas de teoria/prática e 240 de estágio supervisionado, perfazendo o total de 1440 horas de curso, com duração de 18 meses.
                        Os docentes e técnicos acham-se devidamente capacitados, conforme documentação apresentada. O plano de capacitação docente tem carga horária de 80h distribuídas em duas unidades de estudos: 1ª O trabalho pedagógico do instrutor/supervisor (reflexão e crítica); e a 2ª Como conduzir o trabalho pedagógico. O regime de trabalho é baseado na CLT e também em regime de trabalho temporário.
      O plano de estágio está devidamente formulado, ocorrerá através de convênio com empresas e terá acompanhamento direto dos docentes. O plano de estágio contempla as diversas funções que o aluno precisará dominar para sua prática: Estagiário de Coleta, Setor, Hematologia, Sorologia, Bioquímica, Bacterologia/Micologia, Parasitologia e Urinálise, descrevendo as diversas aprendizagens que os alunos deverão adquirir em cada uma dessas fases.
      Será aprovado o aluno que obtiver média sete, em cada disciplina de cada módulo e freqüência mínima de 75%. O aluno terá direito a oportunidade de recuperação. A integralização do curso se dará em cinco anos.
      As instalações, equipamentos e acervo estão de acordo com o proposto pelo CEE para funcionamento do curso.

 
DURAÇÃO CO CURSO

O curso terá uma duração de 18 meses, totalizando 1.440 horas.
OBSERVAÇÕES:
1. Módulo/aula correspondente à hora relógio.
2. Teoria e prática, serão desenvolvidos concomitantemente.
3. A conclusão dos módulos confere o Diploma de Habilitação Profissional de Técnico de Nível Médio em Técnico em Análises Clínicas.
4. Horário de funcionamento do curso: das 7h50 às 12h, e/ou das 13h50 às 18h e/ou das 18h50 às 22h.
5. Horário dos intervalos: das 9h50 às 10h e/ou das 15h50 às 16h e/ou das 20h30 às 20h40

REQUISITOS DE ACESSO

 Para a Habilitação Profissional de Técnico em Análises Clínicas:
·         Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou equivalente;
·         Xerox do documento de identidade;
·         Xerox do histórico escolar
·         2 fotos 3x4.
Módulo 1
Carga Horária: 530 horas
Introdução ao Método Pedagógico Ativo e Centrado no Estudante
Ementa: Abordagem das teorias pedagógicas da problematização e da aprendizagem baseada em problemas e do papel do estudante no processo ensino-aprendizagem.
Carga Horária: 20H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface — Comunic., Saúde, Educ. 2005.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saude Publica 2004; 20(5):1400-1410.

Dewey J. Democracia e educação. 3a. ed. São Paulo: Nacional; 1959

Moraes MAA, Manzini EJ. Concepções sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema. Rev Bras Educ Med 2006.

Motta LB, Aguiar AC. Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Cien Saude Colet 2007; 12(2):363-372.

Piaget J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar; 1976.

Vigotsky LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 1998.

Freire P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2003.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 38a ed. São Paulo: Paz e Terra; 2004.


Mundo do trabalho e o desenvolvimento de Competências Profissionais
Ementa: Abordagem dos conceitos de Competências Profissionais, recursos de aprendizagem e sua utilização no Mundo do trabalho.
Carga Horária: 20H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALESSANDRINI, C. D. O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In: PERRENOUD, P.,

THURLER, M. G. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação
dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.

ARANHA, A.Qualificação do trabalhador. Dicionário da educação profissional: núcleo de estudos sobre trabalho e educação. Belo Horizonte: Fidalgo e Machado, 2000.

ARAÚJO, R. Saber tácito. Dicionário da educação profissional: núcleo de estudos sobre trabalho e educação. Belo Horizonte: Fidalgo e Machado, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica
BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional. Educação profissional : um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília, 1995.  
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil).
IRIGOIN, M; VARGAS, F. Manual de competência laboral. Montevideo: Cinterfor/OIT, 2001. 43 p. Mimeo. Versão preliminar.

Ética, Cidadania e Legislação
Ementa: Análise da responsabilidade, ética e sustentabilidade como variáveis intervenientes no processo de trabalho do individuo e na relação com a organização. Normas regulamentadoras e as políticas publicas de saúde. A gestão e a pratica da responsabilidade social. Redes sociais, gestão social e as relações de trabalho.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Lindgren J. A., Os direitos humanos como tema global, Perspectiva, São Paulo 1994
BRASIL, Constituição.  Constituição  Federal  Brasileira  de 1988
APEL, K-Otto. Estudos de Moral Moderna. Trad. Benno Dischinger. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Mário da Gama Kury. 3. Ed. Brasília: UNB, 1992.
DEMO, Pedro. Conhecimento Moderno. Petrópolis: Vozes, 1997
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves, Direitos Humanos Fundamentais, Saraiva, São Paulo 1996.
GALLO, Sílvio. (Coord). Ética e Cidadania; caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 1997.
PAIM, Antônio. História das Idéias Filosóficas no Brasil. 2. ed. São Paulo: Grijalbo/Edusp, 1974

Disciplina: Busca de Informações Baseadas em Evidências
Ementa: Abordagem dos conceitos de busca de informações baseadas em evidências, acesso à base de dados, confiabilidade das informações.
Carga Horária: 20H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Carmo EH, Barreto ML, Barbosa da Silva J. Mudanças nos padrões de morbimortalidade da população brasileira: os desafios para um novo século. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2003.
CIANCIARULLO, T. I. Instrumentos básicos para o cuidar- um desafio para a qualidade de assistência.1ª ed. São Paulo, ed atheneu.

Domenico EBL, Ide CAC. Enfermagem baseada em evidências: princípios e aplicabilidades. Rev Latino-am Enfermagem 2003 janeiro-fevereiro;11(1):115-8.

L. Wannmacher, F.D. Fuchs. Conduta terapêutica embasada em evidências. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.46 n.3 São Paulo Jul/Set. 2000


MINAYO, MCS. Dilemas do setor saúde diante de suas propostas humanistas. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n.1, 2004.




SAWADA, N. O.; MENDE, I.A. A busca das melhores evidências. Rev Esc Enferm
USP. 2003 Dez.



Prestação dos Primeiros Socorros e Biossegurança
Ementa: Atendimento das emergências mais freqüentes, tanto na área de atuação profissional, como na vida diária. O conhecimento dos primeiros socorros no atendimento dos acidentes (traumáticos ou não), acionamento do sistema publico de resgate e inicio imediato das manobras preconizadas por protocolos internacionais de salvamento, que devem ser aplicadas em todas as situações que representem ameaça a vida e previsão e controle de materiais: recepção, limpeza, preparo, esterilização, acondicionamento e manutenção, dentro de critérios técnico-científicos, tendo em vista a administração das atividades da central de material e esterilização. Previsão e controle de materiais: recepção, limpeza, preparo, esterilização, acondicionamento e manutenção, dentro de critérios técnico-científicos, tendo em vista a administração das atividades da central de material e esterilização.
Carga Horária: 30H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 14039 - Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV - Dezembro 2003.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 14787 — Espaço Confinado, Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão - Março 2005.

AYRES, J. A., NITSCHE, M. J. T. - Primeiros socorros: guia básico. São Paulo: UNESP, 2000, 33 p. Apostila da disciplina de Fundamentos de Enfermagem.

ATLAS. Coordenação e supervisão da Equipe Atlas. Segurança e medicina do trabalho. Manuais de legislação atlas. São Paulo: Ed. Atlas. 63ª ed.2009. 800p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

Costa, M.A .F. & Costa, M.F.B. Biossegurança: elo estratégico de segurança e saúde no trabalho. Revista CIPA, Ano 23, N.266, p.86-90, 2002.

Costa, M.A .F. Protegendo a Vida,. Revista Proteção, fev.,p.46-47, 1999.

Costa, M.A. .F. Biossegurança e Qualidade: uma necessidade de integração. Revista Biotecnologia, ano I, número 4, jan/fev., p.32-32, 1998.
SAÚDE, CN. Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Disponível em:

SILVA, GB. Enfermagem profissional: análise crítica. 2ª Ed; São Paulo: Cortez, 1989.

Segurança e Medicina do Trabalho — Normas Regulamentadoras — Editora Atlas - Ed 48. SÉRIE DIDÁTICA. São Paulo, Instituto Butantan, n. 1-8, [s,d].



 Estágio em Laboratório de Informática
Ementa: Abordagem da utilização de programas básicos de informática.
Carga Horária: 20H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.


DEMO, P. Inclusão digital – cada vez mais no centro da inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 36-38, out./mar., 2005.

_____, P. Marginalização Digital: digital divide. In: Boletim Técnico do SENAC, v. 33, p. 5- 19, 2007. Série: 2.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf.


TAKAHASHI, T. Sociedade da Informação no Brasil (org) - Livro Verde. Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasília (DF), 2000.

VEIGA, Marise Schmidt. Computador e Educação? Uma ótima combinação. In: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em foco. Petrópolis – RJ, 2001.
W3C-WAI – Iniciativa de Accesibilidad a la Web - WAI. Disponível em: <http://www.w3.org/WAI/> Acesso em: 8 jun. 2007.


Anatomia e Fisiologia Humana
Ementa: Histórico e introdução ao estudo da anatomia e fisiologia. Planos e eixos do corpo. Anatomia e fisiologia dos sistemas: esquelético, articular, muscular e nervoso, endócrino, circulatório, respiratório, digestivo, urinário e reprodutor.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dangelo, J.G. Anatomia humana sistemática. Ed.Atheneu

 Gardner, E., Gray, D.I., O’Rahilly, R. Anatomia: estudo regional do corpo humano, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1988.

 Guyton, A.C. Tratado de Fisiologia Médica, Rio de Janeiro, Ed.Guanabara Koogan, 1992.


 Spence, A.P. Anatomia humana básica, Ed.Manole, 1991.

 Aires, M. de M. Fisiologia, Rio de Janeiro, Ed.Guanabara Koogan, 1991.

 Ganong, W.F. Fisiologia Médica, São Paulo, Ed. Atheneu, 1989.

 Gray, H. Anatomia, Ed.Guanabara-Koogan

 Houssay, B.A. Fisiologia Humana, Rio de Janeiro, Ed.Guanabara Koogan, 1984.

 Junqueira, L.C.U., Carneiro, J. Histologia básica, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 1990.

Spalteholz, W. Atlas de anatomia humana, São Paulo. Ed. Roca, 1988.

 Sobotta, J. Atlas de Anatomia Humana, H. Forner e J. Staubesand [Ed.] Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.

 Vander, A.J., Sherman J.H., Luciano D.S. Fisiologia humana: os mecanismos da função de órgãos e sistemas, Rio de Janeiro, McGraw-Hill, 1981.

Introdução ao Curso de Analises Clínicas
Ementa: Perfil profissional, o mercado do trabalho e suas responsabilidades como profissional da saúde.
Carga Horária: 60H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/ MEDICINA LABORATORIAL, Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial para Coleta de Sangue Venoso. 2005.

MOURA, Roberto de Almeida. Técnicas de laboratório. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 1994. 511 p.

MILLER, Otto. Laboratório para o clínico. 8. ed São Paulo: Atheneu, 1995. 607 p.

MILLER, Otto. Laboratório para o clínico. 7. ed Rio de Janeiro: Atheneu, 1991. 608 p.

Técnicas Parasitológicas e de Urinálise
Ementa: Estudo dos protozoários e helmintos: ciclo evolutivo, morfologia, patogenia e diagnóstico. Colheita e conservação do material biológico. Preparo de reativos e corantes. Métodos específicos que permitam o diagnóstico laboratorial de protozoários intestinais, teciduais e sangüíneos e de helmintos. Coprológico funcional. Etiopatologia, clínica e diagnóstico dos principais parasitas humanos . Utilização de técnicas laboratoriais de uso corrente em parasitologia. Anatomia e Fisiologia do Sistema Urinario. Importancia da Urinalise para o diagnostico de patologias. Cuidados com a coleta, recebimento e identificação das amostras. Exames Fisicos e Quimicos da urina. Microscopia do sedimento urinario. Interpretação e correlação clinico-laboratorial.
Carga Horária: 45 horas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, O.L.; SOARES, J.B.; GRECO, J.B.; GALIZZI, J. Metodos de laboratorio aplicados a clinica - tecnica e interpretação. 8a ed., Guanabara  Koogan, 2001
MOURA, R.A.; WADA, C.S.; PURCHIO, A.; VERRASTRO, T. Tecnicas de laboratorio. 3a ed. São Paulo Atheneu,  2001.
Norma Brasileira , de 30/01. Laboratorio Clinico - Requisitos e recomendações para exame de urina. ABNT-NBR15268. 2005

Fundamentos de Hematologia
Ementa: Conceitos e conhecimentos a respeito do tecido sanguíneo, tanto do ponto de vista morfológica como funcional, suas alterações e seu significado clinico frente as mais diversas patologias.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAIN, B.J. - Células sanguíneas. Um guia prático. 2. ed. Artes Médicas, 1997.

HOFFBRAND, A.V.; PETTIT, J.E.- Hematologia Clínica e Ilustrada. Manual e Atlas Colorido, Editora Manole, 1991.
LORENZI, T. Manual de Hematologia – propedêutica e clínica. 3ª ed., Atheneu: 2003.

GODMAN, C. Tratado de Medicina Interna. 21ª ed., Guanabara: 2001.

ZAGGO. Fundamentos de Hematologia. 19ª ed., Atheneu: 2001.

Promoção da Biossegurança em Saúde
Ementa: Biossegurança. Previsão e controle de materiais: recepção, limpeza, preparo,
esterilização, acondicionamento e manutenção, dentro de critérios técnico-científicos, tendo em vista a administração das atividades da central de material e esterilização.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Costa, M.A.F.; Costa, M.F.B. Segurança e Saúde no Trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
Costa, M.A.F.; Costa, M.F.B. Qualidade em Biossegurança. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000
Costa, M.A.F.; Costa, M.F.B. Entendendo a Biossegurança: epistemologia e competências para a área da saúde. Rio de Janeiro: Publit, 2005.


 Biologia Celular e Molecular
Ementa: Noções básicas sobre a estrutura, função e formação das células e dos tecidos. Bases moleculares da biologia da célula, origem da vida e evolução. A célula como unidade morfofisiológica, estrutura e funções.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Geoffrey M. Cooper. A célula. Uma abordagem molecular. Artes Médicas, 2001.
     De Roberts e cols.  Bases da Biologia Celular e Molecular . Ed. Guanabara, 1993

Introdução Parasitologia
Ementa: Reconhecer e identificar os diversos parasitas humanos, bem como: protozoários helmintos e artrópodes, levando-o a ser capaz de compreender a correlação entre as espécies e seus significados.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Neves D. 1997. Parasitologia Humana. 11ª edição. Editora Atheneu.

Rey, L. 1992. Parasitologia. 2ª edição – Editora Guanabara Koogan.

Pessoa, S. B. Martins, V. 1982. Parasitologia Médica. 11ª edição. Editora Guanabara
Koogan.

Veronesi, R. 1991 – Doenças Infecciosas e Parasitárias. 8ª edição. Editora Guanabara Koogan.


Psicologia da Saúde
Ementa: Definição e perspectiva histórica da psicologia da saúde. Áreas de intervenção da psicologia da saúde. Saúde, doença e família. A psicologia da saúde em Marabá. Fatores psicossociais e doença. Relação stress-doença. Significado, impacto e fontes de stress. Stress e sistema imunológico. Personalidade e stress. Abordagem introdutória à saúde pública, enfocando sua evolução histórica.  Políticas atuais de saúde pública: saúde mental, hanseníase, materno infantil e AIDS - aspectos epidemiológicos.  Concepções de saúde e doença subjacentes às práticas médicas e populares.  O papel e a atuação do psicólogo em saúde pública.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Campos, F. B. (1996). Psicologia e saúde. São Paulo: Hucitec.

Carvalho, M. (org.) (1994). Introdução à psiconcologia. São Paulo: Editorial Psy.
Campos, F. C. B. Psicologia e saúde: repensando práticas. São Paulo: Hucitec, 1992.
Cassorla, R. M. S. e outros (1991). Da morte: estudos brasileiros. Campinas: Papirus.
Donnangelo, M.C.F. & Pereira, L. (1976). Saúde e sociedade. São Paulo: Duas Cidades.
Foucault, M. (1980). O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.

Ribeiro, J.L. (2007). Introdução à psicologia da saúde. Coimbra. Quarteto

TUNDIS, S. e COSTA, N. (org.) Cidadania e loucura: políticas de saúde mental no Brasil. Petrópolis: vozes, 1992.
 
Módulo 2
Carga Horária: 505 horas

Educação para o Autocuidado
Ementa: Planejamento, desenvolvimento e avaliação de método de apreensão do processo saúde doença em instituições sociais. Estudo da estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde e do autocuidado. Caracterização social, econômica e sanitária da população abrangida. Proposição e participação na implementação de medidas de intervenção no campo de saúde, em âmbito coletivo e individual para o auto-cuidado.
Carga Horária: 20H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Arruda, Ângela. Novos significados da saúde e as representações sociais. Cadernos Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, NESC/UFRJ, v. 10.
Herzlich, Claudine. Fragilidade da vida e desenvolvimento das ciências sociais no campo da saúde. Physis. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.15, n.2, p.193-203, 2005. (Disponível em www.scielo.br)
KELEMAN, Stanley . O corpo diz sua mente. São Paulo: Summus, 1996
MELLO FILHO et al, Júlio de . A psicossomática hoje. Artes Médicas: Porto Alegre, 1992.
Rosen, George. Da polícia médica à medicina social. Rio de Janeiro: Graal, 1979

Noções de Microbiologia
Ementa: Conceitos técnicos sobre bacteriologia, micologia e virologia, conhecimentos sobre as principais técnicas utilizadas em laboratório clinico para se identificar os principais grupos de agentes patogênicos e suas patologias.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dawis, B. D. et. al. Microbiologia. Vol. I. II. III e IV 2ª ed. Harper e Row do Brasil, São Paulo.     1979.

Jawetz, E. Microbiologia Médica. Editora Guanabara Koogan - 18ª ed. - 1991.

Murray, P. R. Microbiologia Médica. 1992 Editora Guanabara.

Roitmam, I. Tratado de Microbiologia. Editora Manole - 1988.

Trabulsi, L.R.  Microbiologia. Livraria Atheneu - 2ª ed. 1991


Noções de Imunologia
Ementa: Conceitos para provas laboratoriais sorológicas e respostas imunes.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Antunes, L. J. Imunologia Básica. Livraria Atheneu, São Paulo. 1985.

Bier, O. Bacteriologia e Imunologia. 25 ed. Melhoramentos, São Paulo. 1989.

Reis, Myrian Morussi. TESTES IMUNOLOGICOS, Age Editora,  2006.

Bioquímica
Ementa: conceitos básicos e conhecimentos para o entendimento dos mais variados processos metabólicos e procedimentos realizados no laboratório clinico.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  Lehninger, Nelson, Cox – Príncipios de Bioquímica – 1995, Ed. Sarvier;
Champe, Pamela C., Harvey, Richard A. – Bioquímica Ilustrada - 2ª edição, 1997, Ed. Artes Médicas;

Devlin, Thomas M. – Manual de Bioquímica com Correlações Clínicastradução da 4ª edição americana, 1998, Ed. Edgard Blucher Ltda;



Coleta, Manipulação e Conservação de Amostras Biológicas
Ementa: Coleta e preparo de amostras biológicas para análise. Materiais e métodos gerais de análise. Colheita e conservação de amostras biológicas. Controle de Qualidade.
Carga Horária: 60H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAYNES, J., DOMINICZAK, M.H. Bioquímica médica. Barueri:Manole, 2000.
MOURA, R.A.; Técnicas de laboratório. 3ª ed., São Paulo:Atheneu, 1999.
SACHER, R. A., MCPERSON, R.A. Interpretação clínica dos exames laboratoriais. 11ºed., Barueri:Editora Manole, 2002.
STRASINGER, SK. Uroanálise e Fluidos Biológicos, 3a. ed., São Paulo:Editorial Premier Ltda, 1996.

Higiene e Saneamento Básico
Ementa: Sistemas de abastecimento de água, da evacuação e tratamento de águas e de recolha e tratamento de lixos. Problemas de Saúde Pública no abastecimento de água, de evacuação de excreta e remoção de lixo. Problemas de salubridade ligados à habitação. Problemas ligados ao desenvolvimento tecnológico.

Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 Foucault, Michel. O nascimento da medicina Social in: Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. RJ, Graal, 1979.

Paim, Jairnilsom Silva. Desafios para Saúde Coletiva no Século XXI. Ba, UDUFBA, 2005.

 Paim, Jairnilsom Silva. Política e Reforma Sanitária. Ba, ISC, 2002.

 ROSEN, GEORGE. Uma história da Saúde Pública. Editora UNESP, 2ª edição, São Paulo, 1994

Operação dos Equipamentos da Área
Ementa: Familiarização do aluno com equipamentos e dispositivos de bancada; com as características experimentais de cada equipamento; com a utilização de programas para análise.
Carga Horária: 50H
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Proposta de regulamento técnico sobre diretrizes gerais para procedimento de manejo de resíduos de serviços de saúde. 29/6/2000.

ASSAD, Carla; COSTA, Gloria. Manual básico de limpeza hospitalar. Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro. Imprensa da Cidade, 1999.

CASEWELL, Mark; HOWARD, John P. Controle de infecção hospitalar: normas e procedimentos práticos. Editora Santos, 1996.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de saúde. Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar, 1993.

-------- . Manual de controle de infecção hospitalar. Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 2ª Edição. Brasília, 1986.

-------- . Curso de introdução ao controle de infecção hospitalar - unidade 7: limpeza, desinfecção e esterilização. Brasília, 1986.

NETO, Mozar de Castro; RIBEIRO, Júlia Maria Vieira Porto. Controle de infecção hospitalar: guia prático. Editora Revinter, 1999.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Diretrizes sobre métodos de esterilização e desinfecção eficazes contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Genebra, 1988.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Guia para o manejo interno de resíduos sólidos em estabelecimentos de saúde. Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, Divisão de Saúde e Ambiente. Brasília, 1997.

Prestação de Primeiros Socorros Aplicados aos Serviços de Coleta de Amostras Biológicas
Ementa: Estudo das normas de segurança em laboratório de análise química e análises clínicas e das medidas preventivas de primeiros socorros a serem aplicados às vítimas em situação de emergência (acidentes e distúrbio clínico súbito) no local em que ocorreram ou se manifestaram.
Carga Horária: 50H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ribeiro, Vital de Oliveira; Barros, Antonio Ozorio Leme de. 1989. Subsídios para organiza-zação
de sistemas de resíduos em serviços de saúde. São Paulo, Secretaria de Estado da Saú- de, Centro
de Vigilância Sanitária.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. 1993. Resíduos de serviços de saúde - Terminolo-gia.
Rio de Janeiro, ABNT. (Norma Brasileira Registrada, 12807)


 Associação Brasileira de Normas Técnicas. 1993. Resíduos de serviços de saúde - Classifica-ção.
Rio de Janeiro, ABNT. (Norma Brasileira Registrada, 12808)

 Associação Brasileira de Normas Técnicas. 1993. Manuseio de resíduos de serviços de saúde.
Rio de Janeiro, ABNT. (Norma Brasileira Registrada, 12809)

Associação Brasileira de Normas Técnicas. 1993. Coleta de resíduos de serviços de saúde. Rio
de Janeiro, ABNT. (Norma Brasileira Registrada, 12810)
COSTA, D.F.; CARMO, J.C. do; SETTIMI, M. M.; SANTOS, U. de P. PROGRAMA DE SAÚDE DOS TRABALHADORES. Ed. Hucitec. São Paulo, 1989.


FUNDACENTRO. PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTE DO TRABALHO.
 SANEAMENTO DO MEIO AMBIENTE.

 LUCAS, A.J. O PROCESSO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO: a sistematização da assistência de enfermagem em saúde ocupacional. Ed.Iátria, 2004.

Realização de Exames Laboratoriais I
Ementa: Realização de exames laboratoriais especializados essenciais para o esclarecimento diagnóstico de algumas doenças nas áreas de hematologia, microbiologia, parasitologia, imunologia.
Carga Horária: 45 H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. 2006, 8p. série E.
Disponível em: http:// bvms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_cor.pdf
Wallach, Jacques. Interpretação de exames laboratoriais : 6ª edição. Rio de Janeiro: Editora Medsi, 1999.
Henry, J.B. Diagnóstico Clínico e tratamento através de métodos laboratoriais : 19ª edição : Editora Manole,1999
 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – Medicamentos Excepcionais. 1ª edição. Secretaria de Assistência à Saúde. Ministério da Saúde . Brasília, 2002.

Darcy Roberto Lima.. Manual de Farmacologia Clínica , Terapêutica e Toxicologia. Editora Medsi. Rio de Janeiro. 2002/2003.

Microbiologia Geral
Ementa: História da microbiologia. Caracterização e Classificação dos Microrganismos. Observações microscópicas dos microrganismos. O Mundo das Bactérias. Microrganismos não bacterianos. Nutrição e Crescimento de Microrganismos. Diagnóstico Laboratorial em Microbiologia. Esterilização, Anti-sepsia e Desinfecção. Biotecnologia Microbiana.

Carga Horária: 20H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JAWETZ, E.; MELNICK, J. L.; ADELBERG, E. A. Microbiologia médica. 15. ed. Rio de
Janeiro : Guanabara Koogan, 1984. 561p.

KONEMAN, E. W.; ALLEN, S. D.; DOWELL JR., V. R. et al. Diagnóstico microbiológico:
texto e atlas colorido. 2. ed. São Paulo : Panamericana, 1993. 730p.

LEVINSON, W. & JAWETZ, E. Microbiologia médica e imunologia. 4. ed. Porto Alegre :
ArtMed, 1998. 415p.

MIMS, C. A.; PLAYFAIR, J. H. L.; ROITT, I. M. et al. Microbiologia médica. São
Paulo : Manole, 1995.

MURRAY, P.; DREW, W.; KOBAYASHI, G.; THOMPSON, J. Microbiologia médica. [S. l.] :
Mosby-Year Book, 1992. 725p.

PELCZAR, M.; REID, R.; CHAN, E. C. S. Microbiologia. São Paulo : McGraw-Hill, 1980.
566p. 2v.

TRABULSI, L. R. Microbiologia. 2. ed. São Paulo : Atheneu, 1991. 386p.

Estágio no Campo de Trabalho
Ementa: Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho, que propiciem o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional.
Carga Horária: 80H
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

O relatório deverá ser apresentado em papel branco de formato A4 (21 x 29,7cm).
Recomenda-se para digitação a utilização da fonte arial ou times new roman, tamanho 12 para texto e tamanho 10 para notas de rodapé.
O relatório deverá ser apresentado de modo legível, através de documento digitado com 1,5 de entrelinhas (exceto nas referências bibliográficas e divisões secundárias do sumário, que devem ter espaço simples – 1).Para efeito de alinhamento, deverá ser utilizado o alinhamento justificado.
As margens terão as seguintes dimensões:
Margem superior – 3,0 cm
Margem inferior – 2,0 cm.
Margem esquerda - 3,0 cm
Margem direita – 2,0 cm
Todo parágrafo deverá ser iniciado no 11° espaço (1,25 cm), a partir da margem esquerda.
O título de toda divisão principal será escrito em letras maiúsculas, centralizado, sem pontuação, iniciando-se o texto a quatro espaços abaixo.
Todas as folhas do relatório, a partir da folha de rosto, deverão ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração será colocada, a partir da primeira folha da parte textual (INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.
A última palavra da página não deverá ser dividida, a palavra deverá ir para a página seguinte.
A encadernação ficará a critério do aluno e da Coordenação de Estágio.


 PADRONIZAÇÃO ESTRUTURAL:
 CAPA
Elemento obrigatório. Para a proteção externa do trabalho, na seguinte ordem: (Anexo 1)
nome completo do aluno
título
nome e local da instituição onde deve ser apresentado o estágio
ano da entrega.

 FOLHA DE ROSTO

Idêntica à capa, porém deve incluir o título pleiteado. É elemento obrigatório. (Anexo 2)
nome completo do aluno
título
nome da área onde o estágio for realizado
nome e cargo do supervisor
nome e local da instituição onde deve ser apresentado o estágio
ano da entrega

 DOCUMENTOS

Elemento obrigatório. Neste ítem devem ser apresentados os seguintes documentos (como anexos):
Ficha de Cadastro
Termo de Convênio (no caso de novos convênios)
Termo de Compromisso
Relatório Diário
Ficha de Avaliação do Estagiário

 DEDICATÓRIA

Elemento opcional. Onde o aluno presta homenagem ou dedica o seu trabalho.

 AGRADECIMENTOS

Elemento opcional. Dirigido aqueles que contribuíram de maneira relevante para a realização do estágio.

 RESUMO

Elemento obrigatório. Consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do estágio, onde se destacam o objetivo, os métodos, os resultados e as conclusões mais importantes. O resumo deve ter uma descrição rápida e clara do conteúdo e das conclusões do relatório, não ultrapassando 500 palavras.
Evitar o uso de parágrafos no meio do resumo.
Evitar citações bibliográficas.
Dar preferência ao uso da 3ª pessoa e verbo na voz ativa.

SUMÁRIO

Elemento obrigatório. Consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do relatório, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado do respectivo número da página. Os capítulos devem ser enumerados em algarismos arábicos, a partir da Introdução até as Referências Bibliográficas. (Anexo3)

 INTRODUÇÃO

Parte inicial do relatório. Deve conter a delimitação do assunto tratado, objetivos do relatório e outros elementos necessários ao assunto. Colocar as citações bibliográficas como na introdução de exemplo. Mínimo de duas páginas. (Anexo 4)
O(s) objetivo(s) deve(m) estar situado(s) no último parágrafo da Introdução, sendo apresentado(s), normalmente, com a utilização de verbos, pois estes expressam ação.



 CARACTERIZAÇÃO DO LABORATÓRIO/EMPRESA


Nome da empresa onde o estágio foi realizado, CNPJ, nome do proprietário, data de fundação, endereço, tipo de empresa, número de autorização de funcionamento do Ministério da Saúde.
Quem foi o supervisor responsável pela supervisão do estágio, seu registro no Conselho Profissional, sua função dentro da empresa, tempo de permanência diária no setor ou na empresa.
Se o estágio foi na área hospitalar: - número de leitos, se público / privado, se filantrópico / lucrativo / não lucrativo /  beneficente, se geral / especializado, estrutura, se aberto / fechado.
Descrever a área física do local.
Tipos de mobiliário e utensílios presentes na empresa
Como é realizado o controle de estoque e a programação de compras.
Número de funcionários, com suas respectivas funções.
Limpeza do local.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO


Data do início e término do estágio.
Tempo de permanência diária.
Descrição do setor onde o estágio foi realizado.
Sugestões para a melhoria do setor, relatando as referências bibliográficas utilizadas para este ítem.
Convivência com o quadro de pessoal.
Se a empresa tem convênio com outras instituições ou outras empresas e quais são elas.
Bibliografias utilizadas no local do estágio.
Se durante o período do estágio ocorreu a visita da Vigilância Sanitária.
Se houve iniciativa da parte do estagiário, demonstrando conhecimento e interesse.
Tipo de paramentação ou vestuário e EPIs exigidos pela empresa durante a realização do estágio.

 CONCLUSÃO

         Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Estas devem ser baseadas somente nos fatos comprovados e pesquisados pelo estagiário, contendo deduções lógicas e correspondentes, em um número igual ou superior aos objetivos propostos. Dificuldades e vantagens da realização do estágio.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
         Elemento obrigatório. Consiste em um conjunto padronizado de elementos descritos e retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme NBR 6023 (2002). (Anexo 5)

         ANEXOS
Elemento opcional. Consiste em um texto ou documento não elaborado pelo estagiário, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Fotos do estagiário no setor, planta física da farmácia e outros.  


Módulo 3
Carga Horária: 405 horas

Realização de Exames Laboratoriais II
Ementa: Realização de exames laboratoriais especializados essenciais para o esclarecimento diagnóstico de algumas doenças nas áreas de hematologia, microbiologia, parasitologia, imunologia.
Carga Horária: 50H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. 2006, 8p. série E.
Disponível em: http:// bvms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_cor.pdf
Wallach, Jacques. Interpretação de exames laboratoriais : 6ª edição. Rio de Janeiro: Editora Medsi, 1999.
Henry, J.B. Diagnóstico Clínico e tratamento através de métodos laboratoriais : 19ª edição : Editora Manole,1999
 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – Medicamentos Excepcionais. 1ª edição. Secretaria de Assistência à Saúde. Ministério da Saúde . Brasília, 2002.

Darcy Roberto Lima.. Manual de Farmacologia Clínica , Terapêutica e Toxicologia. Editora Medsi. Rio de Janeiro. 2002/2003.

Organização dos Processos de Trabalho em Serviços de Coleta de Amostras Biológicas
Ementa: Organização e padronização do laboratório de análises clínicas, fotometria, investigação laboratorial de anormalidades do metabolismo dos carboidratos, lipídeos, proteínas, eletrólitos e sais minerais. Métodos bioquímicos utilizados no diagnóstico das diversas patologias com alterações nestes metabolismos.
Carga Horária: 30H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS:
doutrinas e princípios – O que há de novo na saúde? Brasília, 1990.

Humaniza SUS: política nacional de humanização: documento base para gestores e
trabalhadores do SUS/Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política
Nacional de Humanização. – 2ª ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004
Biossegurança, aplicada a Laboratório e Serviço de Saúde. Marco Fábio Mastroeni. Editora
Atheneu.

Manual de Biossegurança. Mario Hiroyuki Hirata, Jorge Mancini Filho. Editora Manole Ltda.

Tratamento e disposição final dos resíduos dos serviços de saúde. Conselho Nacional do Meio
Ambiente – CONAMA, 2005 – CONAMA 358
Organização Pan-Americana da Saúde. Guia para o Manejo Interno de Resíduos Sólidos em Estabelecimentos de Saúde. Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. Brasília 1997. 64p

Organização do Processo de Trabalho em Laboratório de Análises Clínicas
Ementa: Normas de trabalho no laboratório de análises clínicas. Substâncias puras e misturas. Fenômenos físicos e químicos e reações químicas. Propriedades dos elementos químicos. Obtenção e purificação de substâncias. Estudo das soluções. Estequiometria. Ácidos e bases. Oxirredução.
Carga Horária: 30H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Biossegurança, aplicada a Laboratório e Serviço de Saúde. Marco Fábio Mastroeni. Editora
Atheneu.

Manual de Biossegurança. Mario Hiroyuki Hirata, Jorge Mancini Filho. Editora Manole Ltda.

Tratamento e disposição final dos resíduos dos serviços de saúde. Conselho Nacional do Meio
Ambiente – CONAMA, 2005 – CONAMA 358
Organização Pan-Americana da Saúde. Guia para o Manejo Interno de Resíduos Sólidos em Estabelecimentos de Saúde. Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. Brasília 1997. 64p



Matemática e Química de Laboratório
Ementa: Problematização de objetivos, conteúdos, metodologias e estratégias de avaliação no ensino da Matemática no Ensino Médio. Resolução de problemas, Etnomatemática. Relação da matemática com a física, a química e outras ciências. Análise de materiais e de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Aspectos didáticos e evolução conceitual no ensino de química, com ênfase em: reações inorgânicas, orgânicas e nucleares.
Carga Horária: 50H
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPBELL, J. M., CAMPBELL, J. B. Matemática de Laboratório Aplicações Médicas e Biológicas, 3ª ed., Livraria Roca, São Paulo, S. P., 1986.

OLIVEIRA, E. A. Aulas Práticas de Química. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1993.

MORITA, T. ; ASSUMPÇÃO, R. M. U. Manual de Soluções, Reagentes e Solventes. 1. ed. São Paulo:
Edgard Blucher, 2001.

Técnicas Bacteriológicas e Micológicas
Ementa: Princípios de Microbiologia;Estudo da célula bacteriana, Esterilização; Meios de cultura; Bacteriologia das Águas; Indicadores microbiológicos de qualidade de Águas; Metodologia da análise microbiológica.

Carga Horária: 45 horas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Leitão, M F F Tratado de Microbiologia, Antares: 1988, vol 1.

Menezes, T.J.B. Bacteriologia da Água, Separata do Boletim Ital nº 1/64 , p 9-14, 1964.

Diário Oficial- Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Resolução Nº : 20 de 18/06/1986.



Realização de Trabalho de Conclusão do Curso- TCC. Final de Curso
Ementa: Entrega de Trabalho de Conclusão do Curso-TCC abordando um dos temas relativos ao curso e vivenciados ao longo do estágio supervisionado. Carga Horária destinada à supervisão para orientação e acompanhamento da elaboração do projeto de pesquisa em análises clínicas.
Carga Horária: 40H

Estágio Supervisionado no campo de Trabalho
Ementa: Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho, que propiciem o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional.
Carga Horária: 160 H







Fluxograma
Eixo Ambiente Saúde e Segurança
Técnico de Nível Médio em Analises Clínicas
1º. Módulo Carga horária 530 h
Introdução ao Método ativo e Centrado nos Estudantes; Mundo do Trabalho e o desenvolvimento de Competências Profissionais;  Busca de Informações Baseadas em Evidências; Primeiros socorros e Biossegurança; Estágio em Laboratório de Informática, Introdução ao curso de análises clínicas. Organização do Processo de Trabalho em Saúde; Promoção da Saúde e Segurança no trabalho, Promoção da Biossegurança em Saúde;  Psicologia da Saúde.

2º. Módulo Carga horária 505 h
Educação para o auto cuidado; Prestação de Primeiros Socorros; Coletas de Amostras Biologicas; Higiene e saneamento básico.Processo de trabalho e ética; Informações e registros; Sistema Único de Saúde ; Estágio no Campo de Trabalho.

3º. Módulo Carga horária 405 h
Operação dos Equipamentos da Área; Prestação de Primeiros Socorros Aplicados aos serviços de coleta de amostras Biológicas; Realizaçao de Exames laboratoriais; Realização de Projeto Final de Curso; Estágio no Campo de Trabalho; Supervisão.

PROGRESSÃO E CERTIFICAÇÃO
A progressão ao módulo subsequente está vinculada à avaliação de Competências Profissionais que considera os aspectos cognitivos (conteúdo das disciplinas), afetivos e psicomotores (estágios. Na conclusão dos módulos e do estágio curricular, o aluno tendo obtido a média 7,0 (sete vírgula zero) e cumprida a freqüência obrigatória será concedido o diploma de habilitação profissional de Técnico em Análises Clínicas. Não estão previstas saídas intermediárias que possibilitam a emissão de certificado de qualificação.


















7 comentários:

  1. Quero saber o endereço deste curso, o valor e quando inicia?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quando inicia o curso, e o endereço. Grata

    ResponderExcluir
  3. Por Favor eu também queria saber o endereço do curso, o valor e quando inicia ??

    ResponderExcluir
  4. boa tarde gostaria de saber valor e quando começa e se é reconhecido pelo mec ? obrigada

    ResponderExcluir
  5. Por Favor eu também queria saber o endereço do curso, o valor e quando inicia ??

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, eu gostaria de saber quando começa o curso e quanto é?

    ResponderExcluir